Início Mundo EXCLUSIVO-Macron tenta atrair Trump para G7 com convite pós-cúpula para Versalhes
Mundo

EXCLUSIVO-Macron tenta atrair Trump para G7 com convite pós-cúpula para Versalhes

Reuters
EXCLUSIVO-Macron tenta atrair Trump para G7 com convite pós-cúpula para Versalhes
EXCLUSIVO-Macron tenta atrair Trump para G7 com convite pós-cúpula para Versalhes

Por Gabriel Stargardter

PARIS, 10 Abr (Reuters) - O presidente da França, Emmanuel Macron, convidou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para um suntuoso jantar no Palácio de Versalhes no dia seguinte à cúpula do G7 em meados de junho, embora ainda não esteja claro se Trump comparecerá a qualquer um dos eventos, segundo fontes.

A França é a anfitriã do G7 deste ano, com uma cúpula de líderes na estância de Évian-les-Bains, aos pés dos Alpes franceses, programada para 15 a 17 de junho -- datas que Macron já mudou para acomodar um evento de artes marciais mistas que Trump realizará na Casa Branca em seu 80º aniversário, em 14 de junho.

O relacionamento de Trump com muitos membros do G7 tem se tornado cada vez mais tenso em relação à sua guerra com o Irã, entre outras questões. Ele também tem criticado repetidamente a Otan, da qual todos os membros do G7, exceto o Japão, fazem parte, por sua resposta ao conflito.

As fontes disseram que ainda não estava claro se Trump estaria em Évian-les-Bains, muito menos em Versalhes, para a qual, segundo elas, nenhum dos outros líderes do G7 foi convidado.

O não comparecimento de Trump seria um grande constrangimento para Macron e lançaria uma longa sombra sobre o G7 em um momento em que o governo dos EUA está abertamente cético quanto ao valor de tais encontros multilaterais.

O convite de Macron a Trump é para um evento cheio de pompa em Versalhes, um palácio dourado do século 17 construído nos arredores de Paris por Luís 14, que capitalizaria a história compartilhada das duas nações antes das comemorações do 250º aniversário dos Estados Unidos em 4 de julho, disseram duas fontes.

Um autoridade de alto escalão da Casa Branca confirmou o convite, dizendo: "(Macron) realmente quer que ele (Trump) vá, implorando para que ele vá." Mas a autoridade acrescentou que Trump ainda não decidiu se vai participar do G7.

O gabinete de Macron não quis comentar sobre o convite de Versalhes.

Uma autoridade francesa familiarizada com o planejamento, que ainda está em fase inicial, disse que Macron poderia receber Trump para uma visita bilateral em torno da cúpula do G7, como faria com qualquer um dos líderes convidados.

"O formato dessa recepção não está finalizado. A visita ainda não foi confirmada", declarou a autoridade.

(Reportagem adicional de Elizabeth Pineau em Paris, Gram Slattery e Steve Holland em Washington)

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?