Início Economia Economia da Alemanha deve ter mostrado certa resiliência à guerra no 2º trimestre, afirma BC
Economia

Economia da Alemanha deve ter mostrado certa resiliência à guerra no 2º trimestre, afirma BC

Reuters
Economia da Alemanha deve ter mostrado certa resiliência à guerra no 2º trimestre, afirma BC
Economia da Alemanha deve ter mostrado certa resiliência à guerra no 2º trimestre, afirma BC

FRANKFURT, 28 Jul (Reuters) - A economia da Alemanha provavelmente cresceu de forma modesta no segundo trimestre, apesar dos desafios decorrentes da guerra no Oriente Médio, já que o setor industrial permaneceu relativamente resiliente e os consumidores continuaram gastando, afirmou o banco central em um relatório mensal.

A terceira maior economia do mundo vem se mantendo praticamente estagnada há anos, e a expectativa era de que 2026 fosse o ano de virada com um grande aumento nos gastos do governo impulsionando um boom de investimentos.

No entanto, o impacto negativo da guerra, por meio dos custos mais elevados de energia e commodities, está neutralizando grande parte desse impulso, e economistas consultados pela Reuters preveem alta de apenas 0,1% na produção econômica nos três meses até junho em relação ao trimestre anterior.

“O setor industrial está se beneficiando da demanda externa dinâmica e do crescimento das exportações”, afirmou o Bundesbank nesta terça-feira.

“Os consumidores permaneceram relativamente imperturbáveis diante dos altos preços da energia e da perda de poder de compra associada, provavelmente mantendo seus gastos com consumo pelo menos estáveis”, acrescentou o banco central.

A Alemanha também pode ter recebido alguns impulsos pontuais. A escassez de commodities e bens intermediários provavelmente afetou mais alguns dos principais rivais asiáticos, enquanto as expectativas de escassez no futuro podem ter incentivado alguns clientes a antecipar suas compras.

“Desde que a situação no Oriente Médio não se agrave ainda mais, a pressão causada pela guerra poderá ser menos severa no terceiro trimestre do que o nível médio observado no segundo trimestre”, acrescentou o Bundesbank.

Ainda assim, o quadro geral está longe de ser otimista, já que os fatores pontuais provavelmente desaparecerão e a guerra continuará sendo um empecilho, sugerindo que o crescimento geral será mais fraco, afirmou o banco central.

Em junho, o Bundesbank previu um crescimento anual de 0,5% para este ano, acelerando para 0,8% no próximo. No entanto, os números da Comissão Europeia e do FMI são ligeiramente mais otimistas para 2026.

A inflação, que já está sob pressão devido aos custos mais elevados da energia, pode acelerar ainda mais nos próximos meses, e os efeitos indiretos desses custos mais elevados provavelmente serão sentidos gradualmente, acrescentou o banco.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!