Compartilhe este texto

Trump escolhe economista veterano para comandar órgão de estatísticas do trabalho

Por Reuters

31/01/2026 15h08 — em
Geral



Por Trevor Hunnicutt e Costas Pitas

WASHINGTON, 30 Jan (Reuters) - O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na sexta-feira a nomeação do economista de carreira Brett Matsumoto para o cargo de comissário do Departamento de Estatísticas do Trabalho (BLS, na sigla em inglês), meses depois de ter demitido o chefe anterior em decorrência de um relatório de empregos fraco.

"Tenho certeza de que Brett tem a experiência necessária para resolver RAPIDAMENTE os problemas históricos do BLS em nome do povo americano", escreveu Trump em sua plataforma Truth Social.

Em agosto, Trump demitiu a então comissária Erika McEntarfer, nomeada pelo ex-presidente Joe Biden, acusando-a, sem provas, de manipular os números de julho.

Além dos dados sobre emprego, o órgão produz relatórios sobre a inflação nos EUA, entre outros.

Matsumoto é um economista veterano do BLS, que está em licença para trabalhar no Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca. Ele possui doutorado em economia pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Sua nomeação precisa ser confirmada pelo Senado.

(Reportagem de Costas Pitas e Trevor Hunnicutt)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral