Compartilhe este texto

Tereos tem prejuízo com queda nos preços e redução de volumes no Brasil

Por Reuters

18/02/2026 7h14 — em
Geral



PARIS, 18 Fev (Reuters) - A produtora francesa de açúcar e etanol Tereos registrou um prejuízo líquido de 598 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2025/26, informou a empresa nesta quarta-feira, citando uma queda nos preços em todos os segmentos de produtos e uma redução nos volumes no Brasil.

O prejuízo se compara a um lucro de 218 milhões de euros no mesmo período de 2024/25. Baixas contábeis de ágio e de ativos, totalizando 499 milhões de euros, principalmente na unidade Sugar France, também contribuíram significativamente para o resultado negativo.

A receita diminuiu 16% em relação ao ano anterior, para 3,9 bilhões de euros, enquanto o lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) caiu 57%, para 291 milhões de euros.

A Tereos, assim como concorrentes como as alemãs Suedzucker e Nordzucker e a francesa Cristal Union, enfrentou pressão devido à queda nos preços do açúcar. Os preços do açúcar na UE recentemente se aproximaram das mínimas de quatro anos, enquanto as cotações globais oscilaram nas mínimas de cinco anos, levando as fábricas a reduzir a produção.

A dívida do grupo subiu para 2,3 bilhões de euros em 31 de dezembro, ante 2,1 bilhões um ano antes, elevando a alavancagem para 5,6 vezes o lucro, ante 2,8 vezes no ano anterior.

O grupo manteve sua perspectiva de um pico temporário na alavancagem em cerca de 6,0 vezes.

No mês passado, a Tereos emitiu um título de 300 milhões de euros com cupom de 8,125%. Além disso, assinou um acordo para vender uma usina brasileira, juntamente com 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, para a empresa local Viralcool.

(Reportagem de Sybille de La Hamaide)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral