Compartilhe este texto

Secretário da Otan rejeita apelos por um exército europeu motivados por temores de Trump

Por Reuters

26/01/2026 14h34 — em
Geral



BRUXELAS, 26 Jan (Reuters) - O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, rejeitou os apelos de alguns dos principais políticos europeus para a criação de um exército europeu separado, motivado por dúvidas sobre o compromisso de Donald Trump com a segurança do continente, que foram intensificadas pelas tensões sobre a Groenlândia.

Rutte disse aos defensores de uma força europeia separada da aliança da Otan, liderada pelos EUA, que "continuem sonhando", e afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, "adoraria" a ideia, pois ela sobrecarregaria os exércitos europeus e os tornaria mais fracos.

Falando ao Parlamento Europeu em Bruxelas, Rutte disse que os países europeus devem continuar a se esforçar para assumir mais responsabilidade por sua própria segurança, como Trump exigiu -- mas dentro da aliança transatlântica.

O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, e o comissário europeu de Defesa, Andrius Kubilius, levantaram a perspectiva de uma força europeia nas últimas semanas.

Sem se referir explicitamente a nenhuma das propostas, Rutte deu pouca importância à ideia geral, insistindo que Trump e os EUA continuavam fortemente comprometidos com a Otan, apesar da incerteza causada pelas exigências de Trump de que a Dinamarca, membro da Otan, cedesse o controle da Groenlândia.

"Acho que haverá muita duplicação e desejo-lhes sorte se quiserem fazer isso, porque vocês têm que encontrar os homens e mulheres de uniforme", disse ele.

"Isso tornará as coisas mais complicadas. Acho que Putin vai adorar. Então, pensem novamente."

Rutte disse aos parlamentares que, se a Europa realmente quisesse agir sozinha, isso custaria muito mais do que os 5% do PIB que as nações da Otan concordaram em gastar em investimentos relacionados à defesa e à segurança.

"É preciso construir sua própria capacidade nuclear - isso custa bilhões e bilhões de euros. Nesse cenário, vocês perderão... o maior garantidor de nossa liberdade, que é o guarda-chuva nuclear dos EUA. Então, boa sorte."

(Reportagem de Andrew Gray)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral