Compartilhe este texto

Sabalenka espera ser "vovó" do circuito feminino de tênis

Por Reuters

23/01/2026 9h02 — em
Geral



Por Ian Ransom

MELBOURNE, 23 Jan (Reuters) - A tenista número um do mundo, Aryna Sabalenka, ficou impressionada com a longevidade de Novak Djokovic e de outros jogadores no circuito masculino e espera um dia ser a "vovó" do circuito feminino.

A bielorrussa já conquistou quatro títulos de Grand Slam aos 27 anos e é favorita ao terceiro título no Aberto da Austrália, onde chegou à quarta rodada pela sexta vez consecutiva nesta sexta-feira.

Djokovic ainda está forte aos 38 anos, enquanto Stan Wawrinka, de 40 anos, roubou a cena na quinta-feira com uma vitória contundente em cinco sets para chegar à terceira rodada no torneio masculino de simples.

Sabalenka ainda tem um longo caminho a percorrer antes de chegar a esse estágio, mas gosta da ideia de uma longa carreira como mãe atleta.

"Sinto que não existe mais idade no esporte. Depende de como você aborda tudo e se você tem uma equipe inteligente ao seu redor", disse ela aos repórteres após vencer Anastasia Potapova na Rod Laver Arena.

"Portanto, acho que sua carreira pode se estender por não sei quantos anos", avaliou.

"Para mim, o ideal seria... talvez ter filhos aos 32 anos ou algo assim. Mas, conhecendo-me, sei que gosto de aceitar desafios difíceis. Então, acho que mesmo depois de ter filhos, eu adoraria me desafiar, voltando e vendo se ainda consigo."

"Então, provavelmente, me veremos como aquela vovó no circuito. Espero que eu esteja incentivando essas jovens."

A vitória de Sabalenka sobre Potapova por 7-6(4) e 7-6(7) a colocou em rota de colisão com um dos mais empolgantes jovens talentos do tênis feminino, a canadense Victoria Mboko, de 19 anos, que eliminou Clara Tauson, 14ª cabeça de chave.

Em sua estreia no Aberto da Austrália, Mboko chegou à quarta rodada de um Grand Slam pela primeira vez e terá seu primeiro confronto com Sabalenka na carreira.

A bielorrussa teve dificuldades para controlar suas emoções no início de sua carreira, mas disse que a nova geração parece melhor em lidar com a pressão trazida pelo sucesso em uma idade jovem.

"Sinto que talvez para mim fosse muito difícil lidar com o sucesso em uma idade jovem. Mas sinto que agora, ao ver essas meninas tão jovens conquistando tanto, jogando um tênis tão bom, sendo realmente maduras, é incrível", disse ela.

"Sinto que elas amadurecem muito mais rápido do que eu."

(Reportagem de Ian Ransom, em Melbourne)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral