Compartilhe este texto

Rússia se prepara para contatos com EUA sobre Ucrânia, diz Kremlin

Por Reuters

18/12/2025 7h16 — em
Geral



MOSCOU, 18 Dez (Reuters) - O Kremlin disse na quinta-feira que a Rússia está se preparando para contatos com os Estados Unidos para obter detalhes sobre as negociações dos EUA com as potências europeias e a Ucrânia sobre um possível acordo de paz para pôr fim ao conflito na Ucrânia.

O site Politico informou que as autoridades norte-americanas e russas devem se reunir em Miami no fim de semana, e que a delegação russa incluiria o enviado de investimentos do presidente russo Vladimir Putin, Kirill Dmitriev.

Quando perguntado sobre os relatos da mídia sobre uma reunião em Miami, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres que contatos com os Estados Unidos estão previstos.

"Estamos de fato preparando certos contatos com nossos pares norte-americanos para receber informações sobre os resultados do trabalho que os norte-americanos fizeram com os europeus e com a Ucrânia", disse Peskov.

Os Estados Unidos mantiveram conversações com a Rússia e, separadamente, com Kiev e líderes europeus, sobre propostas para pôr fim à guerra na Ucrânia, mas nenhum acordo foi alcançado.

Putin afirmou na quarta-feira que a Rússia tomaria mais terras na Ucrânia à força se Kiev e os políticos europeus não se engajarem nas propostas norte-americanas para um acordo de paz.

Os líderes europeus afirmam que estão ao lado de Kiev e que, se a Rússia vencer na Ucrânia, um dia Moscou atacará um membro da Otan. O Kremlin tem repetidamente rejeitado as alegações de que a Rússia atacaria um membro da Otan.

A Rússia controla 19,2% da Ucrânia, incluindo a península da Crimeia, que anexou em 2014, bem como a maior parte da região de Donbas, grande parte das regiões de Kherson e Zaporizhzhia e pequenas porções de outras quatro regiões.

(Reportagem de Gleb Stolyarov)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral