Compartilhe este texto

Presidente da Fifa condena comportamento de jogadores e comissão do Senegal na final da Copa Africana de Nações

Por Reuters

19/01/2026 8h54 — em
Geral



PARIS, 19 Jan (Reuters) - O presidente da Fifa, Gianni Infantino, condenou o comportamento dos jogadores senegaleses e dos membros da comissão técnica após o caótico desfecho da final da Copa Africana de Nações, dizendo que a violência e o abandono de campo não têm lugar no futebol.

Depois de parabenizar o Senegal pelo título, conquistado com uma vitória de 1 x 0 sobre o anfitrião Marrocos graças a um gol de Pape Gueye na prorrogação, Infantino disse: "Também testemunhamos cenas inaceitáveis no campo e nas arquibancadas -- condenamos veementemente o comportamento de alguns 'torcedores', bem como de alguns jogadores senegaleses e membros da equipe técnica."

"É inaceitável deixar o campo de jogo dessa maneira e, da mesma forma, a violência não pode ser tolerada em nosso esporte, isso simplesmente não está certo", afirmou.

"Precisamos sempre respeitar as decisões tomadas pelos árbitros da partida dentro e fora do campo de jogo. As equipes devem competir em campo e dentro das leis do jogo, porque qualquer coisa menos que isso coloca em risco a própria essência do futebol."

A final foi marcada por controvérsias após uma decisão de pênalti contestada no final da partida, o que levou os jogadores do Senegal a deixarem o campo em protesto, enquanto as tensões aumentavam em torno da arbitragem. A partida foi temporariamente interrompida em meio a reclamações.

A Confederação Africana de Futebol (CAF) disse que estava analisando as imagens e que haverá um processo disciplinar, acrescentando que "condena o comportamento inaceitável de alguns jogadores e autoridades".

"A CAF está analisando todas as imagens e encaminhará o assunto aos órgãos competentes para que sejam tomadas as medidas apropriadas contra os culpados", declarou a CAF em um comunicado na segunda-feira.

(Reportagem de Julien Pretot e Nick Said)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral