Compartilhe este texto

Minério de ferro sobe com promessa da China de pacote de medidas de estímulo

Por Reuters

12/01/2026 8h04 — em
Geral



Por Ruth Chai

CINGAPURA, 12 Jan (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta segunda-feira, com a mais recente promessa da China de lançar um pacote de medidas para estimular o consumo doméstico, o que impulsionou o sentimento do mercado de minério.

O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou a sessão do dia com alta de 0,92%, a 822,5 iuanes (US$117,92) a tonelada.

O minério de ferro de referência de fevereiro na Bolsa de Cingapura avançou 0,68%, para US$109,2 a tonelada.

O Gabinete da China realizou uma reunião na sexta-feira sobre a implementação de um pacote de medidas fiscais e financeiras para impulsionar a demanda interna, incluindo iniciativas para estimular o consumo das famílias, informou a emissora estatal CCTV.

A necessidade de reabastecimento, bem como a diminuição dos embarques globais de minério de ferro da Austrália e do Brasil, também elevaram os preços.

Os estoques de minério de ferro em 247 usinas siderúrgicas estão mais baixos em comparação com os níveis medidos durante o mesmo período nos últimos anos, de acordo com a consultoria Mysteel, indicando que ainda há algum espaço para estimular a demanda.

O impulso de reabastecimento é impulsionado ainda mais por uma recuperação na produção média diária de ferro-gusa para 2,3 milhões de toneladas.

Os embarques globais de minério de ferro da Austrália e do Brasil totalizaram 26,064 milhões de toneladas, uma queda de 1,36 milhão de toneladas em relação à semana passada, de acordo com dados da Mysteel divulgados em 12 de janeiro.

Outros ingredientes siderúrgicos tiveram ganhos na Bolsa de Dalian, com o carvão metalúrgico e o coque subindo 4,21% e 1,35%, respectivamente.

(Reportagem de Ruth Chai)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral