Início Geral Líder da Coreia do Norte abre 9º Congresso do Partido citando conquistas econômicas
Geral

Líder da Coreia do Norte abre 9º Congresso do Partido citando conquistas econômicas

Reuters

Por Heejin Kim e Joyce Lee

SEUL, 19 Fev (Reuters) - O líder norte-coreano, Kim Jong Un, afirmou que seu país superou a recessão e alcançou importantes objetivos econômicos nos últimos cinco anos, ao abrir o Nono Congresso do Partido, informou a mídia estatal KCNA na sexta-feira (horário local).

O congresso, que começou nesta quinta-feira, é o maior evento político do país, realizado a cada cinco anos para avaliar o desempenho, definir novas metas políticas e que pode trazer mudanças nas funções de liderança abaixo do comandante supremo Kim.

Em seu discurso de abertura, Kim disse que a Coreia do Norte alcançou “conquistas significativas” nos últimos cinco anos nas áreas de política, economia, defesa, cultura e diplomacia, aumentando sua autossuficiência.

Para o mundo exterior, a Coreia do Norte trouxe uma “grande mudança” nas relações com outros países e no cenário geopolítico global, disse ele.

Kim não mencionou as relações com os Estados Unidos ou a vizinha Coreia do Sul em seu discurso, e não se referiu aos esforços de seu país para desenvolver um arsenal de armas nucleares.

Na reunião, da qual participaram 5.000 membros do Partido dos Trabalhadores foram apresentados novas metas e planos em vários setores para os próximos cinco anos, informou a KCNA.

Espera-se que a Coreia do Norte mostre suas capacidades militares em um desfile e suas metas de desenvolvimento de armas como parte da reunião.

Analistas também estão monitorando se Kim receberá o título de “presidente” e se sua filha adolescente, Ju Ae, fará uma aparição ou receberá algum tipo de cargo oficial.

Tem havido especulações crescentes entre analistas e a agência de espionagem da Coreia do Sul de que Kim está preparando Ju Ae para sucedê-lo.

Quando o congresso anterior foi convocado, as circunstâncias em torno da Coreia do Norte eram “extremamente desafiadoras”, disse Kim, citando desastres naturais e uma crise internacional de saúde, aparentemente referindo-se à pandemia da Covid-19. A economia e as indústrias do país funcionavam com práticas antigas, disse Kim.

A economia da Coreia do Norte sofreu sua maior contração em 23 anos em 2020, pois foi atingida por sanções contínuas da ONU, medidas de lockdown devido à Covid-19 e mau tempo, disse o banco central da Coreia do Sul.

Mas, mais recentemente, houve sinais de recuperação e a economia cresceu 3,7% em 2024, o ritmo anual mais rápido de crescimento em oito anos, apoiado pela expansão das relações econômicas com a Rússia, de acordo com estimativas do Banco da Coreia.

“Tudo mudou fundamentalmente nos últimos cinco anos”, disse Kim.

Ele pressionou o partido a realizar esforços para mudar o país em todos os setores, visando o crescimento econômico e a melhoria das condições de vida da população “o mais rápido possível”.

No início desta semana, Kim comemorou a conclusão de 10.000 novas casas construídas em Pyongyang, que atingiram a meta de construir 50.000 casas estabelecida durante o Oitavo Congresso.

Não está claro por quanto tempo o encontro durará, mas o Sétimo Congresso durou quatro dias e o Oitavo Congresso durou oito dias.

(Reportagem de Heejin Kim)

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!