Início Geral JBS pretende dobrar produção da nova fábrica na Arábia Saudita
Geral

JBS pretende dobrar produção da nova fábrica na Arábia Saudita

Reuters
JBS pretende dobrar produção da nova fábrica na Arábia Saudita
JBS pretende dobrar produção da nova fábrica na Arábia Saudita

Por Ana Mano

SÃO PAULO, 22 Jan (Reuters) - A JBS, maior empresa de carnes do mundo, dobrará a produção de sua nova fábrica de processamento de frangos na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, até o final de 2026, de acordo com um comunicado nesta quinta-feira.

A aposta da JBS na Arábia Saudita sustenta uma estratégia para aumentar a produção local de alimentos, ao mesmo tempo em que apoia a determinação da Arábia Saudita de reduzir a dependência das importações de alimentos, uma medida também adotada por uma empresa brasileira concorrente na produção de alimentos.

A fábrica, que a JBS construiu do zero e iniciou suas operações no ano passado, permitiu que a empresa quadruplicasse sua capacidade geral de produção na Arábia Saudita, onde fabrica e vende produtos de carne bovina e de frango sob a marca Seara.

Em outubro passado, a MBRF, rival da JBS, assinou um acordo de investimento com a saudita Halal Products Development Company (HPDC) para impulsionar sua joint venture local, abrindo caminho para a listagem dessa JV na bolsa de valores de Riad até 2027.

A MBRF também está construindo uma fábrica de alimentos em Jeddah, a segunda maior cidade da Arábia Saudita, com capacidade para processar cerca de 40.000 toneladas de produtos de carne por ano a partir de meados de 2026.

Em uma entrevista, João Campos, presidente-executivo da divisão Seara da JBS, disse à Reuters que a marca Seara da empresa foi apresentada aos consumidores sauditas em 2021 e agora é uma das três principais marcas em participação de mercado no país.

Outro movimento para aumentar a presença da JBS na Arábia Saudita envolve a Arabian Company for Agricultural and Industrial Investment, que produzirá produtos para a Seara daqui para frente, disse Campos. O executivo não quis falar sobre a capacidade de produção da JBS na Arábia Saudita, onde a empresa também tem uma fábrica em Dammam que produz hambúrgueres de carne bovina e outros produtos de frango.

A JBS investiu US$85 milhões na Arábia Saudita desde 2021. Da fábrica da empresa em Jeddah, a JBS já exporta produtos de carne para países como Kuwait, Omã e Emirados Árabes Unidos.

(Reportagem de Ana Mano)

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?