Compartilhe este texto

Homem-bomba mata 31 pessoas em mesquita xiita na capital do Paquistão

Por Reuters

06/02/2026 7h40 — em
Geral



Por Asif Shahzad

ISLAMABAD, 6 Fev (Reuters) - Um homem-bomba matou pelo menos 31 pessoas e feriu quase 170 durante as orações de sexta-feira em uma mesquita muçulmana xiita na capital do Paquistão, Islamabad, informaram autoridades policiais e governamentais.

Imagens do local mostravam corpos ensanguentados caídos no chão acarpetado da mesquita, cercados por cacos de vidro, destroços e fiéis em pânico.

Dezenas de outros feridos estavam deitados nos jardins da Khadija Tul Kubra Imambargah, em uma área semiurbana nos arredores de Islamabad, enquanto as pessoas pediam ajuda.

Atentados a bomba são raros na capital fortemente protegida, embora o Paquistão tenha sido atingido por uma onda crescente de militância nos últimos anos.

“O número de mortos na explosão aumentou. Um total de 31 pessoas perderam a vida. O número de feridos levados aos hospitais subiu para 169”, disse o vice-comissário de Islamabad, Irfan Memon, em um comunicado.

Dois policiais disseram que o agressor foi parado no portão da mesquita antes de detonar a bomba. Eles pediram para não serem identificados, pois não estavam autorizados a falar com a mídia.

Os xiitas, que são minoria na nação predominantemente sunita de 241 milhões de habitantes, foram alvo de violência sectária no passado, inclusive pelo grupo militante islâmico sunita Tehreek-e-Taliban Paquistão, que os considera hereges.

Um atentado suicida em 11 de novembro matou 12 pessoas em Islamabad e feriu outras 27 em um ataque que, segundo o Paquistão, foi realizado por um cidadão afegão. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque.

(Reportagem de Asif Shahzad em Islamabad e Mushtaq Ali em Peshawar)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral