Céleres eleva projeção de safra de soja do Brasil em 2,3%
SÃO PAULO, 2 Fev (Reuters) - A safra de soja do Brasil em 2025/26 está estimada em recorde de 181,3 milhões de toneladas, o que resultaria em aumento de estoques mesmo com um crescimento das exportações, apontou nesta segunda-feira a consultoria Céleres, citando alta de 2,3% na produção em relação à sua primeira projeção.
"Com as lavouras se apresentando favoráveis, especialmente no Rio Grande do Sul e no Paraná, a projeção de fevereiro/26 aponta para uma produção de 181,3 MMt", disse a Céleres.
A consultoria acrescentou que as condições iniciais de colheita na Bahia se apresentaram ligeiramente abaixo do esperado, pressionando assim a produção esperada na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Mas ainda assim o Matopiba deve registrar um crescimento de produção.
No comparativo com a temporada anterior, a safra 25/26 registraria um crescimento de cerca de 5%, ou 8,5 milhões de toneladas, ampliando os estoques do maior produtor e exportador global da oleaginosa, disse a Céleres.
As exportações brasileiras na temporada foram estimadas em 112 milhões de toneladas, versus 108,2 milhões no ciclo anterior.
Já o estoque final foi projetado em 7,8 milhões de toneladas, ante 4,1 milhões no ciclo passado.
(Por Roberto Samora)
ASSUNTOS: Geral