Início Geral Boeing ameniza revés na frota da flydubai com nova encomenda de aviões
Geral

Boeing ameniza revés na frota da flydubai com nova encomenda de aviões

Reuters

Por Federico Maccioni e Ahmed Elimam e Tim Hepher

DUBAI (Reuters) - A Boeing reagiu no Dubai Airshow com uma encomenda provisória de 75 jatos 737 MAX à flydubai nesta quarta-feira, um dia depois da cliente de longa data da Boeing ter encomendado 150 aeronaves A321neo à sua principal rival, a Airbus..

A mudança para a Airbus foi um dos principais assuntos de discussão no maior evento de aviação do Oriente Médio, realizado no local de um novo aeroporto que será a sede da flydubai até 2032.

A encomenda da Boeing inclui opções para mais 75 jatos, disse a flydubai.

A Boeing continuou negociando um acordo envolvendo dezenas de jatos para recuperar parte de sua participação no crescimento de uma de suas operadoras mais importantes do 737 MAX, informou a Reuters nesta semana.

O acordo permite que a flydubai escolha posteriormente qual das três variantes do 737 MAX necessita.

Em entrevista, o presidente-executivo Ghaith Al Ghaith expressou confiança na recuperação da Boeing das crises recentes, mas disse à Reuters que os jatos da Airbus foram escolhidos principalmente por seu maior alcance e tamanho.

"Para mim, a Boeing é quase como minha casa. E sou muito próximo da liderança da Boeing", disse ele, acrescentando que viu a dinâmica da fabricante de aviões melhorar nas últimas semanas e meses.

"Minha previsão é que eles sairão dessa crise, que acredito estar quase no fim, ainda mais fortes", disse ele.

Uma série de crises industriais, regulatórias e de segurança, mergulhou a Boeing em dívidas e restringiu a produção, deixando a Airbus em uma posição forte no topo do concorrido mercado de aeronaves de corredor único.

"Eles deram mais negócios à Boeing...mas (o A321neo) aumenta a capacidade ou as oportunidades para eles no futuro", disse o analista John Strickland.

Al Ghaith recusou-se a discutir detalhes das negociações, mas afirmou que a Airbus "sempre esteve muito focada, determinada, até mesmo posso dizer agressiva, para fechar o acordo".

A Airbus caminhava para uma vitória apertada na feira, visto que a maioria dos compradores comerciais começava a deixar o evento bienal, com 200 encomendas firmes ou provisórias - excluindo acordos existentes nos quais apenas o nome do comprador estava sendo revelado.

De acordo com uma contagem da Reuters, a Boeing tinha um total de 184 encomendas ou acordos provisórios.

EMIRATES ENCOMENDA A350-900

Nos últimos anos, a Airbus conquistou a maior fatia do segmento mais aquecido do mercado de jatos, com o A321neo se distanciando do maior equivalente da Boeing disponível, o 737 MAX 10, que provavelmente entrará em serviço no próximo ano, após atrasos na certificação.

No segmento de alto padrão do mercado, a Boeing dominou o primeiro dia da feira com um pedido surpresa de US$38 bilhões da Emirates para o 777X, que continua apostando na aeronave para atender à demanda, apesar dos longos atrasos no desenvolvimento.

O presidente da companhia aérea, Tim Clark, disse na terça-feira que a empresa ainda não estava pronta para comprar o concorrente Airbus A350-1000, devido a questionamentos sobre o desempenho do motor nas condições adversas do Golfo, mas elogiou bastante o A350-900, menor, que a Emirates começou a receber há um ano.

Na quarta-feira, a Emirates revelou uma encomenda, até então não divulgada, de mais oito aeronaves Airbus. A350-900, um dia depois de descartar um pedido imediato de A350-1000, modelos maiores.

A decisão de tornar pública a encomenda durante o salão aeronáutico, anteriormente divulgada como uma transação com um comprador não identificado, foi vista como um gesto de apoio após a Emirates ter feito a sua encomenda inesperadamente grande de 777X na segunda-feira, disseram os delegados.

O salão aeronáutico continuou a refletir a procura por aviões de carga, apesar das tensões comerciais globais.

A Silk Way West Airlines, do Azerbaijão, assinou um contrato para mais dois cargueiros A350F, e a Buraq Air, da Líbia, firmou um acordo provisório para a compra de 10 jatos de passageiros A320neo, informou a Airbus.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?