Holanda pode ser primeira seleção europeia classificada para Copa de 2014

afp.com / Robin Utrecht
PARIS (AFP) - A Holanda pode se tornar nesta sexta-feira a primeira seleção europeia classificada para a Copa do Mundo do Brasil de 2014, enquanto a Espanha, atual campeã do mundo, precisa de uma vitória em Helsinque para continuar dependendo apenas de si, nas eliminatórias para a Copa.
A equipe dirigida por Vicente del Bosque enfrenta um rival com o qual empatou em 1-1 na primeira partida e não poderá contar com jogadores importantes do setor defensivo, com Xabi Alonso e Sergio Bosquets lesionados e Gerard Piqué suspenso.
Del Bosque continua fazendo suspense sobre quem será o goleiro da Espanha: Iker Casillas, capitão e uma das chaves do sucesso da 'Fúria', mas que atualmente amarga a reserva do Real Madrid, ou Víctor Valdés, que vem em grande fase no Barcelona.
A quatro rodadas do fim da fase de grupos das eliminatórias europeias, a Espanha lidera o Grupo I com 11 pontos, logo à frente da França (10), que jogará na Geórgia com um ataque formado por Karim Benzema e Olivier Giroud.
Na zona europeia, só se classifica diretamente para a Copa o primeiro de cada grupo, enquanto os oito melhores segundos colocados disputarão uma repescagem para decidir as últimas quatro vagas do continente.
A Holanda pode ser nesta sexta a primeira seleção europeia classificada para o Mundial, e precisa apenas vencer a Estônia e torcer para que a Hungria não derrote a Romênia.
Os holandeses, que lideram o grupo D, jogam em Tallinn e chegarão aos 21 pontos em caso de vitória, enquanto Hungria e Romênia, com 11 e 10 pontos, respectivamente, se enfrentam em Bucareste.
No Grupo A, a Bélgica poderá dar um grande passo para voltar a uma Copa do Mundo (a última foi em 2002) se vencer a Escócia em Glasgow, resultado que pode valer 3 pontos de vantagem sobre a Croácia, que visita a rival Sérvia.
Já a Itália, que lidera o Grupo B, pode praticamente selar sua classificação se vencer em Palermo a Bulgária, segunda colocada a quatro pontos da 'Azzurri'.
No Grupo C, a Alemanha recebe a vizinha Áustria com o objetivo de somar mais uma vitória que a aproxime ainda mais de uma viagem ao Brasil no ano que vem. A partida será especial para o capitão alemão Philipp Lahm, que defenderá sua seleção pela 100ª vez.
Neste grupo, a Suécia duelará com a Irlanda pela segunda posição. Ambas as equipes estão empatadas com 11 pontos, e uma derrota sueca pode afastar Zlatan Ibrahimovic, uma das estrelas do futebol mundial, da Copa.
A Suíça, líder do Grupo E com 14 pontos, também pode se aproximar do Mundial em caso de vitória nesta sexta-feira em Berna contra a Islândia, terceira com 9 pontos. Um tropeço da surpreendente segunda colocada Albânia (10 pontos) contra a Eslovênia ajudaria os helvéticos.
Já os dois favoritos do Grupo F não podem mais tropeçar. Portugal, primeiro com 14 pontos, buscará consolidar a liderança contra a Irlanda do Norte em Belfast, onde que sofreu uma derrota foi a Rússia, segunda com 12 pontos, que precisa urgentemente de uma vitória contra a fraca equipe de Luxemburgo.
No Grupo G, a Bósnia, que tem o melhor ataque da Europa até o momento, com 23 gols em seis partida, está no caminho certo para alcançar o sonho de participar pela primeira vez de uma Copa do Mundo e enfrentará a Eslováquia, terceira a sete pontos dos bósnios.
A Grécia, segunda a três pontos da líder, não deve ter problemas diante da fraca seleção do Liechtenstein.
Por fim, no Grupo H, Montenegro tenta a vitória sobre a Polônia para seguir dificultando a vida da Inglaterra, grande favorita. Os balcânicos lideram o grupo com 14 pontos, enquanto os ingleses, que recebem a Moldávia, tem 12, mas com um jogo a menos.

ASSUNTOS: futebol, Esportes