Revelado motivo da demissão de Daniela Lima da Globonews
Após dois anos à frente do Conexão GloboNews, Daniela Lima foi demitida do canal nesta segunda-feira (4). Em nota oficial, a GloboNews justificou a saída como parte de um "movimento permanente de renovação do quadro do canal".
No entanto, segundo o colunista Gabriel Vaquer, da Folha de S. Paulo, a decisão teria sido motivada por uma pesquisa interna encomendada ao instituto Quaest. O levantamento apontou que boa parte dos assinantes enxergava a emissora com uma inclinação editorial à esquerda — percepção essa que teria sido, em parte, associada à figura de Daniela.
Ainda de acordo com a publicação, entre os principais pontos de crítica estavam o tom considerado informal ou irônico com que a jornalista se posicionava ao vivo, além da suposta ausência de contrapontos nas análises políticas que conduzia.
Com os resultados da pesquisa, a GloboNews teria iniciado um processo de reestruturação de sua linha editorial, dando mais espaço à diversidade de opiniões. Um exemplo disso foi a criação do programa GloboNews Debate, apresentado por Julia Duailibi, com o objetivo de ampliar a pluralidade no canal.
Daniela passou a ser vista como símbolo do perfil identificado na pesquisa, especialmente por demonstrar alinhamento com ideias progressistas e por publicações nas redes sociais que incluíam críticas a ministros do STF.
Ao que parece, a jornalista não deve passar muito tempo longe das câmeras. Isso porque rumores indicam que o SBT estaria avaliando a possibilidade de integrar Daniela ao seu novo projeto de jornalismo, o SBT News, que está em fase de estruturação.
Veja também
ASSUNTOS: Famosos & TV