Compartilhe este texto

Dupla Osgêmeos alerta para venda de NFTs falsificados de seus grafites

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

24/05/2022 9h36 — em
Famosos & TV



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A dupla de grafiteiros Osgêmeos alertou nesta segunda para a venda de NFTs não autorizados de suas obras. Segundo um post no Instagram dos artistas, eles nunca produziram nenhum NFT.

Uma busca por "osgemeos" na plataforma Open Sea retorna diversos resultados com fotos de grafites supostamente pintados pela dupla, de uma lata de spray estampada com o característico boneco amarelo deles e até da imagem de um avião customizado com um trabalho dos artistas paulistanos.

NFT é um certificado digital associado à uma obra de arte também digital que, em tese, garante a autoria do que se está comprando, assim como o certificado de uma obra de arte vendida numa galeria. O mercado para NFTS -que podem ser imagens, gifs, pequenos vídeos e também animações- estourou há pouco mais de um ano, com memes de gatinhos atingindo cifras milionárias.

Osgêmeos são referência mundial do grafite e tiveram uma grande exposição de suas telas e esculturas entre o final de 2020 e meados de 2021, na Pinacoteca, em São Paulo.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Famosos & TV

+ Famosos & TV