Compartilhe este texto

'Astronauta de Taubaté': Brasileira viraliza com mentira espacial e Nasa se manifesta

Por Portal Do Holanda

11/06/2025 19h28 — em
Famosos & TV


Foto: Reprodução/Instagram

A mineira Laysa Peixoto, de 22 anos, viralizou nas redes sociais inicialmente ao anunciar que havia sido selecionada como astronauta da turma de 2025 e que participaria de um voo espacial da Titans Space em 2029. No entanto, a 'viagem' durou pouco e logo ela foi desmentida pela própria NASA, passando a ser apelidada por internautas como "astronauta de taubaté".

Informações inicialmente levantadas pelo e confirmadas pelo canal Space Orbit, no YouTube, e confirmadas pelo g1 apontaram que a jovem não consta nos registros da NASA, Columbia University ou da UFMG — instituições com as quais ela alegava ter vínculos. A própria NASA negou que Laysa tenha feito treinamento oficial para astronautas, e a Titans Space, empresa citada por ela, não tem licença para voos espaciais segundo a Administração Federal de Aviação (FAA).

Em nota, a assessoria de Laysa afirmou que ela nunca disse trabalhar para a NASA e que participou apenas de um curso educacional da agência. "Ela foi selecionada para ser astronauta de carreira da Titans Space, que ainda não atualizou o site com seu nome", diz o texto. Já a Titans Space confirmou que Laysa está em um processo de treinamento e que não pode divulgar se ela pagou pela vaga. A empresa admite que ainda não possui espaçonaves construídas nem autorização para operar.

Em post nas redes sociais, Laysa declarou: "Fui selecionada para me tornar astronauta de carreira, atuando em voos espaciais tripulados para estações espaciais privadas, e para futuras missões tripuladas à Lua e para Marte. Sou oficialmente astronauta da turma de 2025 e farei parte do voo inaugural da Titans Space". Após a repercussão, ela desativou sua conta no LinkedIn, onde constavam várias das informações agora contestadas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Famosos & TV

+ Famosos & TV