Tribunal suspende liminar e Flamengo não terá público nos próximos jogos

Por Portal do Holanda

16/09/2021 10h17 — em Esportes

Foto: Reprodução Facebook

A liminar que permitia que Flamengo tivesse público nos seus jogos como mandante foi derrubada na madrugada desta quinta-feira (17). O auditor Felipe Bevilacqua, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), suspendeu a decisão que permitia ao Flamengo realizar jogos com a presença de público no Maracanã. As demais equipes que compõe o Campeonato Brasileiro, pretendiam pedir o adiamento da próxima rodada da competição, caso apenas o Flamengo tivesse autorização para ter torcida. 

A equipe carioca atuou na noite de quarta-feira (15), pela Copa do Brasil, no Maracanã, contra o Grêmio com a presença de 6.446 pessoas no estádio (6.277 pagantes). No mesmo dia, 17 clubes da Série A do Brasileirão, pediram na justiça que esse pela Copa do Brasil, não tivesse a presença de público, somente Atlético-MG, Cuiabá e Flamengo não assinaram a petição. Mas o STJD não aceitou o pedido dos clubes. O Flamengo tem autorização da Prefeitura do Rio de Janeiro para ter torcida nos seus jogos como mandante. 

O auditor Bevilacqua, anulou até o próximo dia 28 os efeitos da liminar concedida pelo próprio STJD ao Flamengo na qual permite a venda de ingressos no Maracanã, desde que com o aval das autoridades sanitárias locais. Ainda não se sabe se o clube irá recorrer. No dia 28 de setembro, está agendada uma reunião no conselho técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que o clubes decidam sobre o retorno do torcedor ao estádio. Os clubes entendem que não deve ter torcida até que todos os estados que possuem representantes na séria A, liberem a presença de público. 

O Atlético-MG, que também conta com uma liminar semelhante à do Flamengo, não assinou a petição desta quarta. "Temos a liminar do STJD e a permissão da prefeitura de Belo Horizonte, mas vamos respeitar a decisão do arbitral de só jogar com público quando as demais sedes tiverem condições iguais. Não recorremos para cassar a do Flamengo porque seria contraditório da nossa parte", afirmou Sérgio Coelho, presidente do Atlético-MG.


Com a decisão, o Flamengo não poderá receber o seu torcedor contra o Grêmio, no domingo (19), pelo Campeonato Brasileiro. Mas deverá contar com público no jogo contra o Barcelona de Guayaquil (EQU) pela Libertadores no dia 29, já que a Conmebol, entidade que organiza a competição continental, libera a presença da torcida nos estádios, desde que seja liberada pelas autoridades locais.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Esportes