STJD arquiva processo que acusava Sport por escalação irregular

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

27/10/2021 16h37 — em Esportes

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O STDJ (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) decidiu arquivar a notícia de infração que acusava o Sport de escalação irregular no Campeonato Brasileiro, competição pela qual o clube rubro-negro visita o Red Bull Bragantino às 19h desta quinta-feira (28).

Em comunicado divulgado nesta quarta (27), o tribunal diz que concluiu a análise do caso e não encontrou evidências irregularidade na escalação do zagueiro Pedro Henrique. O STJD afirma que, apesar de o jogador ter atuado em cinco jogos pelo Internacional antes de ser emprestado ao Sport, ele não infringiu nenhuma regra e sua atuação está em conformidade com os regulamentos da CBF.

Sendo assim, "não se pode pretender que o Clube que observa a literalidade de um regulamento, venha a sofrer persecução disciplinar, no contexto da alegada dúvida de aplicação normativa", apontou a corte no comunicado.

Nove clubes da Série A entraram com notícia de infração no STJD contra o Sport. América-MG, Atlético-GO, Bahia, Ceará, Chapecoense, Cuiabá, Grêmio, Juventude e Santos alegaram que o jogador não poderia atuar pelo clube pernambucano e pediam que o Sport perdesse 17 pontos no Brasileiro.

Com a negativa do STJD, o caso foi oficialmente arquivado e nenhuma medida será aplicada ao atual time de Pedro Henrique. Tanto o Sport como os demais nove clubes foram notificados pelo tribunal sobre a decisão.

Parte das equipes que mobilizaram a denúncia aparecem hoje na briga com o Sport contra o rebaixamento. O clube pernambucano está em 18º, com 27 pontos, dois a menos que o Juventude, primeiro clube fora do Z-4.

Depois de empolgar torcedores com uma sequência de três vitórias, o Sport viu sua arrancada ser freada com duas derrotas intercaladas com um empate nas últimas rodadas. A tentativa agora de recuperação será diante de uma equipe que briga na outra ponta da tabela.

Com 46 pontos, na quinta colocação, o Bragantino vem de sete jogos invicto no Brasileiro, com três vitórias no período, a mais recente delas no último domingo (24), no 1 a 0 sobre o São Paulo.

O encontro será válido pela 34ª rodada da competição. A priori, ele estava previsto para ocorrer só em novembro, mas, devido a um eventual conflito de datas com a final da Copa Sul-Americana, em que o Bragantino disputará o título, acabou adiantado pela CBF.

Estádio: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)

Horário: 19h (de Brasília) desta quinta-feira (28)

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA-RJ)

VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)

Transmissão: Premiere


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Esportes