Rei do futebol: morte de Pelé completa três anos
Há três anos, em 29 de dezembro de 2022, o futebol mundial se despedia de Pelé, que morreu aos 82 anos, em decorrência de complicações de um câncer no cólon. Considerado o maior jogador da história, o Rei do Futebol construiu uma trajetória marcada por recordes, títulos e influência global dentro e fora dos gramados.
Revelado pelo Santos, clube pelo qual se tornou o maior ídolo e artilheiro, Pelé conquistou seis Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores, dois Mundiais e dez títulos estaduais, além de eternizar a camisa 10. Pela Seleção Brasileira, venceu três Copas do Mundo, em 1958, 1962 e 1970, feito inédito até hoje.
Ao longo da carreira, marcou 1.283 gols em 1.366 partidas e encantou o mundo pelo talento e pela forma de jogar. Após a aposentadoria, seguiu como ícone cultural e esportivo global. Seu velório reuniu mais de 230 mil pessoas na Vila Belmiro, com homenagens de autoridades, ex-jogadores e torcedores, e o sepultamento ocorreu em Santos, em um mausoléu especial que celebra o legado eterno do Rei do Futebol.
Veja também
ASSUNTOS: Esportes