Mostrem paixão, mas respeitem o vencedor da corrida, diz Pérez aos fãs da F1
Por Alan Baldwin
LONDRES (Reuters) - A Fórmula 1 quer que os fãs sejam apaixonados, mas eles também devem respeitar os vencedores das corridas, disse o mexicano Sergio Pérez depois que Lando Norris, da McLaren, foi vaiado no pódio no México e no Brasil nas últimas semanas.
Pérez, que já subiu ao pódio da F1 39 vezes em sua carreira e tem uma das bases de torcedores mais leais e apaixonados entre todos os pilotos, retornará à categoria na nova equipe Cadillac na próxima temporada.
O ex-piloto da McLaren, hoje com 35 anos e seis vezes vencedor de corridas, deixou a Red Bull no final da última temporada.
Norris está liderando o campeonato, à frente de seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, mas recebeu vaias entre os aplausos de alguns espectadores quando comemorou a vitória nas duas últimas corridas, chegando a 24 pontos de vantagem na liderança.
"Não acho que seja legal, obviamente, vaiar o cara que venceu uma corrida", disse Pérez à Reuters enquanto visitava a fábrica da equipe em Silverstone.
"Mas, ao mesmo tempo, também é bom ver os sentimentos dos torcedores, sabe, em termos de como eles são apaixonados. Mas acho que isso tem que ser feito com respeito."
"Temos que ter respeito pelo cara que venceu a corrida, sempre. Mas, sim, é assim que as coisas são."
Alguns torcedores de Pérez foram responsabilizados pelas vaias no México, embora os motivos não tenham sido claros.
Alguns comentaristas sugeriram que ainda havia uma mágoa em relação aos comentários feitos pelo britânico sobre a má fase do mexicano no ano passado quando Norris estava disputando o título com Max Verstappen, da Red Bull.
A equipe irmã da Red Bull, a Racing Bulls, foi atraída para o centro das atenções no Brasil quando um vídeo nas mídias sociais mostrou um funcionário fazendo gestos de polegar para baixo enquanto Norris comemorava sua vitória.
A Racing Bulls emitiu uma declaração na quarta-feira dizendo que estava ciente da filmagem e que "ela não reflete os valores da nossa equipe ou o espírito do VCARB (Visa Cash App Racing Bulls)".
"O assunto foi tratado internamente. Acreditamos na celebração de grandes corridas e na demonstração de respeito a todos os pilotos, equipes e fãs, dentro e fora da pista", disse a equipe.
ASSUNTOS: Esportes