Manaus/AM - O berço sagrado do atletismo amazonense, a Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro, foi palco na tarde deste sábado (22) da Corridinha Tiradentes. O evento que faz parte das homenagens a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes - herói que lutou pela Independência do Brasil no movimento da Inconfidência Mineira - atraiu mais de 500 crianças de 1 a 15 anos, nas provas de 40 a 200 metros. O evento contou com o apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Realizado pela Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), os pequenos tiveram pouco mais de uma hora para completarem as diversas baterias das cinco “provinhas” de atletismo: 40m (1 a 4 anos), 60m (5 a 6 anos), 80m (7 a 8 anos), 100m (9 a 10 anos) e 200m (11 a 15 anos). As crianças mais novas, usando até mesmo fraldas, completaram o percurso acompanhados dos pais que ser divertiram ao lado dos filhos. Com direito a um público presente de mil pessoas que incentivaram os pequenos corredores, cada bateria foi impulsionada pelos aplausos e gritos vindos das arquibancadas.
De acordo com o coordenador do evento, Erivelton Almeida, a Corridinha superou as expectativas e deverá voltar no próximo ano. “Esse ano a corridinha voltou. É sempre bom estimularmos as crianças desde cedo no atletismo, que é tão carente de crianças. Podemos ver os pais estimulados com os filhos, mesmo com a chuva ninguém arredou o pé. Fazemos um avaliação bastante positiva e com certeza vai estimular o comando da Polícia (Militar) a manter a prova”, explicou.
