Por Cristiano Corvino e Roberto Mignucci
ROMA, 1 Abr (Reuters) - A Itália acordou furiosa e desiludida nesta quarta-feira, após a seleção nacional ficar fora da Copa do Mundo pela terceira vez consecutiva, ao perder a repescagem para a Bósnia, prolongando um pesadelo esportivo para o país apaixonado por futebol.
A manchete "A maldição da Copa do Mundo" estampava a primeira página do principal jornal italiano, o Corriere della Sera, clamando por uma reconstrução em um país que produziu alguns dos maiores jogadores da história do futebol, mas que venceu apenas uma partida na fase final do torneio desde que conquistou o troféu pela quarta vez, em 2006.
As manchetes de La Gazzetta dello Sport e do Corriere dello Sport, os dois principais jornais esportivos do país, diziam "Estamos todos ficando em casa", em referência a mais um verão sem Copa do Mundo.
Os torcedores em Roma ficaram atônitos após a Itália sofrer uma derrota por 4 a 1 nos pênaltis para a Bósnia na terça-feira, depois de um empate em 1 a 1, sua terceira derrota consecutiva nos playoffs. Nas duas eliminatórias anteriores a Itália havia perdido para a Suécia e para a Macedônia do Norte.
"Tudo deu errado desde o início da partida. O time não estava bem, jogadores fora de forma entraram e jogaram mesmo assim... não faz sentido. Honestamente, estou chocado", disse Davide Caldaretta, que assistiu ao jogo em um bar da cidade.
A Azzurra se classificou pela última vez para a Copa do Mundo em 2014, ano em que a Bósnia fez sua única participação no torneio. A seleção dos Bálcãs jogará no Grupo B este ano, ao lado dos coanfitriões Canadá, Catar e Suíça.
INDIGNAÇÃO NACIONAL
A derrota provocou indignação em todo o país, com partidos políticos pedindo a renúncia do presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Gabriele Gravina.
"É uma vergonha inaceitável. O futebol italiano precisa de uma reformulação completa, começando pela renúncia de Gabriele Gravina", escreveu no Instagram o Partido da Liga, membro da coalizão da primeira-ministra Giorgia Meloni.
Gravina afirmou que uma avaliação de sua posição será feita em uma reunião do conselho federal agendada para a próxima semana.
A Itália ficou com dez jogadores em campo aos 42 minutos, quando Alessandro Bastoni foi punido por uma entrada dura como último homem, um momento crucial na partida, quando a Itália vencia por 1 a 0.
"(Nós nos sentimos) muito chateados e decepcionados. Mesmo quando você é decepcionado, você sempre mantém a esperança. E esta é a terceira vez seguida", disse a torcedora Melanie Cardillo.
(Reportagem adicional de Yesim Dikmen; texto de Angelo Amante)


