Compartilhe este texto

Goleiro do Real Madrid supera medo da guerra para virar herói na Champions

Por Folha de São Paulo

18/04/2024 10h00 — em
Esportes



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Destaque na classificação à semifinal da Liga dos Campeões, o goleiro Andriy Lunin precisou superar o medo da guerra na Ucrânia para se tornar herói no Real Madrid.

Aos 25 anos, Lunin defendeu dois pênaltis e garantiu o Madrid na semifinal da Champions. O goleiro pegou as cobranças de Bernardo Silva e Kovacic, do Manchester City.

O ucraniano também se destacou com a bola rolando, já que precisou segurar a enorme pressão inglesa. O duelo terminou empatado por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.

Herói do Real Madrid, Lunin sempre foi visto com enorme desconfiança. O goleiro vem tendo a missão de substituir o ídolo Courtois.

Além disso, ele precisou superar o medo pela guerra na Ucrânia para se firmar no clube espanhol. O jogador nasceu na cidade de Krasnograd.

MEDO O AFASTOU DOS GRAMADOS

Em fevereiro de 2022, Andriy Lunin precisou ser cortado de algumas partidas do Real Madrid. Na época, o ucraniano tinha apenas três jogos no profissional.

O goleiro sentiu bastante o medo pela guerra em seu país e viu o desempenho em campo ser afetado. Em coletiva, Ancelotti explicou o momento vivido por Lunin

Falei com ele, tanto eu quanto o presidente, para mostrar o nosso carinho porque o momento é difícil. A guerra é um horror. Todo o clube que transmitir carinho a ele. Evidentemente ele não tem o espírito de antes, porque tem pessoas perto de Kiev e está preocupado. Isso o afeta. Acredito que os treinos o ajudam a não pensar na guerra Ancelotti, em entrevista coletiva

Lunin também chegou a pedir ajuda aos ucranianos em meio à guerra com a Rússia: "'Queridos espanhóis e toda a gente que queira ajudar a Ucrânia nestes tempos difíceis. Precisa-se comida enlatada, algodão, pastilhas, ligaduras, medicamentos e roupas".

VOLTA POR CIMA

Desde agosto de 2023, Lunin vem tendo sequência no gol do Real Madrid. O titular Courtois sofreu duas graves lesões nos joelhos e segue afastado.

Após superar o medo da guerra, o goleiro brilhou nas quartas de final da Champions League. Lunin se tornou o herói de uma classificação marcante contra o Manchester City.

"Acima de tudo, todos os jogadores me ajudaram, tivemos que escolher e escolhemos bem como defender os pênaltis", diz Lunin.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes