Em 2020, Corinthians registra seu pior desempenho jogando em Itaquera

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

22/02/2021 12h33 — em Esportes

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - O atual elenco do Corinthians registrou o pior desempenho do clube nas partidas disputadas na Neo Química Arena desde a inauguração do estádio, em 2014. Na temporada 2020, o time disputou 29 partidas em casa e terminou sua participação com um aproveitamento de 56% dos pontos possíveis. Ano após ano, os números estão caindo.

Nesta temporada, o Corinthians conquistou 13 vitórias, empatou dez partidas e foi derrotado em seis oportunidades. Uma delas, inclusive, foi a goleada, por 5 a 1, diante do Flamengo -o pior resultado do Corinthians na história do estádio. Ao todo, a equipe do Parque São Jorge fez 41 gols e sofreu 29.

Foi a primeira vez na história que o Corinthians registrou um aproveitamento menor do que 60% nos jogos em Itaquera. Na temporada passada (a pior até então), o desempenho foi de 61%, O melhor ano foi 2015, quando a equipe comandada pelo técnico Tite conquistou o Brasileirão e venceu 26 de seus 35 jogos na Neo Química Arena.

O rendimento abaixo do esperado tem relação direta com alguns fatores. Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, os estádios funcionaram com os portões fechados. O Corinthians não pôde contar com sua torcida nas arquibancadas. A título de comparação, antes da pandemia, o aproveitamento nos jogos em casa nesta temporada era de 66%.

Além da ausência do público nos estádios, a equipe trabalhou com três treinadores diferentes: Tiago Nunes, Dyego Coelho e Vagner Mancini. Cada um dos comandantes implementou diferentes formações táticas e rodou bastante o elenco, não tendo uma continuidade na escalação da equipe - exceção ao goleiro Cássio, o zagueiro Gil e o lateral-direito Fagner.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Esportes