A Real Federação Espanhola de Futebol havia emitido um comunicado mais cedo explicando o quadro clínico dos dois jogadores, que foram submetidos a exames depois do confronto do último domingo. De acordo com a entidade, o afastamento temporário é apenas para a dupla se recuperar.
"Cesc e Soldado foram submetidos a exames para avaliar as dores musculares que eles sentiram ao final do jogo entre Espanha e Nigéria. Em vista dos resultados dos exames, a presença de nenhum dos atletas foi descartada para as semifinais, embora a participação deles dependerá da evolução das dores", diz a nota oficial.
Del Bosque já havia falado sobre a situação dos jogadores ainda no Castelão e disse que a princípio não parecia ser nenhum problema mais grave. Caso os problemas se agravem e eles não possam jogar, David Silva e Fernando Torres aparecem como favoritos a ficarem com as vagas.
Os espanhóis fizeram nesta segunda apenas um treinamento leve para recuperar o desgaste sofrido contra os nigerianos por causa do forte calor que fez em Fortaleza durante a partida. Os termômetros registraram temperatura na casa dos 30 graus enquanto a bola estava rolando.

