Clubes aumentam os investimentos de projetos para revelar atletas
O crescimento dos projetos de formação tem levado clubes brasileiros a ampliar investimentos na base e em ações sociais voltadas ao desenvolvimento de jovens atletas. Com o futebol ainda como o esporte preferido entre crianças e adolescentes, segundo Datafolha e Instituto Movimento, aumentam centros de treinamento e escolas esportivas pelo país.
Grandes clubes, como Corinthians, Santos, São Paulo, Internacional e Sport, firmam parcerias duradouras para fortalecer programas de base e iniciativas comunitárias. O Sport, por exemplo, ampliará suas escolas em parceria com a Time Forte, com meta de abrir até 80 unidades e reservar 10% das vagas para jovens de baixa renda, abordagem alinhada a dados da Unesco, que mostram impacto positivo do esporte na educação.
No Nordeste, o Fortaleza já abriu 32 escolas e projeta chegar a 100, reunindo mais de 3,3 mil alunos e revelando novos talentos. O Internacional também expande sua base com apoio da Time Forte, reforçando a missão de democratizar o acesso ao esporte.
Já o Botafogo-SP aposta no projeto “Celeiro de Campeões”, que oferece aulas gratuitas a cerca de 300 jovens da região de Ribeirão Preto, integrando esporte, educação e inclusão social.
ASSUNTOS: Esportes