Barcelona demite Koeman, e Xavi é visto como provável substituto

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

27/10/2021 20h07 — em Esportes

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Ronald Koeman não é mais técnico do Barcelona. O clube catalão anunciou a demissão do treinador holandês na noite desta quarta-feira (27), após a derrota por 1 a 0 para o Rayo Vallecano, que sucedeu o revés no clássico contra o Real Madrid.

O nome que já desponta como o mais cotado para assumir o time catalão é o de Xavi Hernández, ex-jogador e ídolo do Barça. O jornal espanhol Mundo Deportivo publicou ainda nesta quarta que a contratação do ex-capitão do Barcelona "é questão de horas". Atualmente, ele é técnico do Al-Sadd, do Catar.

Xavi nunca escondeu o desejo de comandar o Barcelona em sua ainda breve carreira como técnico, em que, inclusive, já foi especulado no clube em outras ocasiões. Como jogador, ele esteve ali de 1997 a 2015, quando conquistou, entre outros títulos, o Espanhol oito vezes e a Liga dos Campeões em quatro edições.

Outros nomes, no entanto, não estão descartados. Marcelo Gallardo, treinador do River Plate, é visto como plano B pela publicação. O jornal Sport, também da Catalunha, reforça a posição de Xavi como favorito, mas aponta Erik ten Hag, Roberto Martínez e Andrea Pirlo, além de Gallardo, como outras opções.

Agora ex-treinador do Barcelona, Koeman foi contratado em agosto de 2020 e estava pressionado no cargo depois do início irregular na atual temporada. Ele comandou a equipe em 63 jogos —período em que acumulou 37 vitórias, 11 empates e 15 derrotas.

Em comunicado, o Barcelona agradeceu o holandês pelos serviços prestados e lhe desejou sorte na sequência da carreira. Ronald Koeman se despedirá do elenco nesta quinta (28), na Ciudad Deportiva.

Em reconstrução após a saída de Lionel Messi, o Barcelona sofreu derrotas duras neste início de temporada. A equipe foi batida por 3 a 0 por Bayern de Munique e Benfica na Liga dos Campeões e perdeu os clássicos contra Atlético de Madri e Real Madrid no Espanhol.

Atualmente, o Barça é somente o nono colocado da liga espanhola, com 15 pontos. Na Champions, o time catalão venceu apenas um dos três jogos e é o terceiro colocado do Grupo E.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Esportes