Athletico empata com Palmeiras, escapa de queda e se concentra na Copa do Brasil

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

06/12/2021 20h35 — em Esportes

SÃO PAULO, SP(FOLHAPRESS) - O Athletico teve mais trabalho do que esperava nesta segunda (6), mas conseguiu diante dos reservas do Palmeiras um empate que o livra do risco de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro.

Na Arena da Baixada, não houve gols. No primeiro tempo, por causa do goleiro rubro-negro Santos. Na etapa final, foi a vez de o alviverde Vinícius Silvestre fechar bem sua meta. E o 0 a 0 foi suficiente para a equipe de Curitiba.

Assim como fizeram os visitantes, o Athletico chegou a cogitar escalar um time recheado de reservas. Porém o risco de rebaixamento no Nacional fez o técnico Alberto Valentim usar os principais atletas do elenco mesmo com a proximidade da decisão da Copa do Brasil.

Agora, com 46 pontos, esse temor não existe mais, já que o Juventude, o 17º colocado e primeiro na parte vermelha da tabela, soma 43, porém tem menos vitórias na competição (13 contra 10). Na última rodada, o time gaúcho pode empatar em pontos com os paranaenses, mas não pode ultrapassá-lo no critério de desempate.

Agora, o elenco de Valentim, que recentemente conquistou a Copa Sul-Americana, pode se concentrar na Copa do Brasil. Depois de passar pelo Santos nas quartas e pelo Flamengo na semifinal, a equipe lutará pelo bicampeonato diante do Atlético-MG. Os dois jogos decisivos estão marcados para os dias 12 e 15 deste mês.

Em um primeiro tempo dominado pelos paulistas, os donos da casa escaparam de sair atrás no placar aos 36 minutos, quando os palmeirenses reclamaram de um pênalti após o zagueiro Thiago Heleno desviar a bola com o braço. No entanto, o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães observou uma falta de Vitinho em Pedro Henrique no início da jogada.

Depois do intervalo, o Athletico voltou mais ligado, e o cenário se inverteu. Canesin, Marcinho e Bissoli tiveram boas chances, mas pararam na defesa alviverde.

Para o Palmeiras, o placar não muda a situação do time na tabela do Nacional. O atual campeão da Copa Libertadores vai terminar a competição brasileira em terceiro, atrás do Flamengo e do Atlético-MG, o vencedor do certame.

Na última rodada, na quinta-feira (9), o time paulista encerrará sua participação contra o Ceará, em São Paulo. Já o Athletico vai encarar o Sport, no mesmo dia, no Recife.

ATHLETICO

Santos, Pedro Henrique (Zé Ivaldo), Thiago Heleno, Nicholas (Nico) e Marcinho; Erick, Abner (Pedrinho) e Canesin (Márcio Azevedo); Bissoli, Pedro Rocha e Nikão. Técnico: Alberto Velentim

PALMEIRAS

Vinícius Silvestre; Gustavo Garcia, Michel, Lucas Freitas (Pedro Bicalho) e Vanderlan; Matheus Fernandes, Fabinho e Naves; Vitinho, Gabriel Silva e Giovanni. Técnico: Paulo Victor Gomes

ATHLETICO 0 x 0 PALMEIRAS

Estádio: Arena da Baixada, em Curitiba

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (Fifa/RJ)

Assistentes: Michael Correia (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)

VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Cartões Amarelos: Canesin (CAP); Gustavo Garcia (PAL)


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Esportes