Compartilhe este texto

Amazonenses conquistam recorde de títulos no Festival Regional Norte de Xadrez

Por Portal Do Holanda

07/12/2025 13h18 — em
Esportes


Foto: Reprodução

Manaus/AM- O Amazonas consolidou-se como a maior potência do Xadrez na Região Norte ao protagonizar um desempenho histórico no Festival Regional Norte de Xadrez, realizado em Ananindeua (PA). Com apenas sete atletas, a delegação amazonense transformou a competição em um espetáculo de títulos, troféus e, o mais importante, importantes normas para Mestre.

O feito garante ao estado ampla representatividade nacional no próximo Festival Nacional da Criança e Juventude de 2026, em Teresina (PI).

Destaques femininos

As jovens enxadristas do Amazonas brilharam intensamente, conquistando títulos nacionais e validações de alto nível:

Valentina Martins (Campeã Sub-14): Coroou sua alta performance com a conquista do título de Mestre Nacional (MN).

Isabella Nattrodt (Campeã Sub-12): Reafirmou sua promessa ao garantir o título de Candidata a Mestre Nacional (CMN).

Títulos e normas

O domínio amazonense se estendeu às categorias masculinas, demonstrando a força da nova geração:

Tiago Adami (Campeão Sub-16): Conquistou o título de Mestre Nacional (MN).

Ryan Breves (Campeão Sub-14): Faturou o título de Candidato à Mestre Nacional (CMN) e a norma para Mestre Nacional.

Samuel Mendonça (Campeão Sub-06): O campeão mais jovem do grupo garantiu o título de Candidato a Mestre Nacional (CMN).

Heitor Faria (Vice-Campeão Sub-08) e Arthur Freire (4º lugar Sub-08) também tiveram resultados expressivos.

O excelente desempenho é atribuído ao treinamento de alto nível coordenado pelos treinadores Paulo Lima e Wesley Reis, que elevaram o xadrez do Amazonas a um novo patamar competitivo.

A delegação encerrou a competição com o sentimento de que está construindo um legado inesquecível, agradecendo o apoio da Federação de Xadrez do Amazonas (FAX), patrocinadores e, especialmente, pais e familiares. O xadrez amazonense vive seu melhor momento, com os olhos fixos nas próximas vitórias nacionais em 2026.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes