Amazonense Vitor Gadelha conquista marca histórica ao nadar 48 km no Bisa

Por Portal do Holanda

27/01/2021 14h39 — em Esportes

Foto: Daniel Righetti /Divulgação

A marca histórica conquistada pelo ultramaratonista Vitor Gadelha, 23, ainda repercute na mídia especializada em maratonas aquáticas pelo Brasil. No último dia 21, o amazonense nadou os 48 quilômetros do Big Island Swimming Association (BISA), em Ilha Grande, no Rio de Janeiro, se tornando apenas o segundo atleta no Brasil a concluir o desafio. Vitor já detinha a marca de ser o atleta amazonense a nadar a maior distância em águas abertas, quando completou a travessia Capri-Napoli, na Itália, em 2017. À época ele nadou 36 quilômetros.

Para concluir os 48 quilômetros do BISA, Gadelha nadou nada menos 17h. “Foi uma prova muito desafiadora, muito difícil, exigiu bastante tanto da cabeça quanto do físico. Mas estou com a sensação de dever cumprido, por ter conseguido realizar este grande desafio”.

O atleta lembra alguns momentos mais complicados da prova. “Logo que amanheceu (Vitor começou a nadar 0h01), passei por muitas águas-vivas (o que é normal da região) e isso me desconcentrou um pouco e fez com que eu fizesse algumas pausas no nado mais demoradas do que de costume, mas o pessoal do barco conversou comigo, me acalmaram e aí voltei ao ritmo novamente”, lembra.

As águas-vivas causaram queimaduras na pele do nadador, nada que o fizesse desistir. “Desde o início eu sabia que ia terminar. Só deixaria a prova se a natureza não permitisse mesmo”, pontua.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Esportes