Início Eleições 2026 Em primeiro evento de campanha, Lula promete combater facções criminosas
Eleições 2026

Em primeiro evento de campanha, Lula promete combater facções criminosas

Em primeiro evento de campanha, Lula promete combater facções criminosas
Lula em evento - Foto: Reprodução Youtube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início à campanha pela reeleição neste domingo (16), em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, cidade onde começou sua trajetória política como líder sindical.

Durante o primeiro ato, realizado em um estádio, Lula destacou a relação com o município e relembrou o período em que participou do movimento sindical na região. O candidato também criticou a direita e afirmou que pretende impedir o retorno do grupo ao comando do país.

Um dos principais temas do discurso foi a segurança pública. Lula prometeu intensificar o combate às organizações criminosas e afirmou que o foco deve estar nas lideranças das facções.

Segundo o presidente, é necessário investir também em educação para evitar que jovens sejam atraídos pelo crime. Ele defendeu ações para prender os responsáveis pelo comando das quadrilhas que atuam em comunidades e regiões periféricas.

Lula também afirmou que pretende criar o Ministério da Segurança Pública caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança seja aprovada pelo Congresso. A medida, segundo ele, ampliaria a participação do governo federal no enfrentamento ao crime organizado.

O candidato chegou ao evento acompanhado do vice-presidente e candidato à reeleição, Geraldo Alckmin (PSB), e do candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT). A primeira-dama Janja da Silva também participou do ato e cantou um jingle de campanha ao lado do cantor gospel Kleber Lucas.

Em seu discurso, Alckmin defendeu a soberania nacional e citou o Pix e a defesa dos interesses brasileiros entre as prioridades da campanha.

Com o início oficial da campanha eleitoral neste domingo, os candidatos estão autorizados a pedir votos explicitamente, além de realizar comícios, carreatas e passeatas. A propaganda eleitoral na internet também está liberada. Na televisão e no rádio, a propaganda começa em 28 de agosto.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!