Coligação de Wilson Lima elege 80% dos deputados estaduais no Amazonas
Manaus/AM - A coligação do governador Wilson Lima (União) conseguiu eleger 19 deputados estaduais, formando quase 80% dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). As coligações de Eduardo Braga (MDB) e de Amazonino Mendes (Cidadania) elegeram quatro deputados. Um dos eleitos, que estava sem coligação, apoiou Amazonino.
A Coligação de Wilson Lima é formada por 10 partidos: Republicanos, PP, PTB, PSC, PL, PRTB, PMN, União, Patriota e Avante. O partido do governador elegeu seis deputados, tendo a maior bancada na Aleam. O Avante, partido do prefeito de Manaus, David Almeida, tem a segunda maior bancada, com quatro deputados. O PSC, antigo partido de Wilson, elegeu três deputados, assim como o PL. O Republicanos elegeu dois e o Patriota, um.
Confira os eleitos pela coligação do governador, abaixo:
UNIÃO - Roberto Cidade, Joana Darc, George Lins, Thiago Abrahim, Adjuto Afonso e Mário César
AVANTE - Abdala Fraxe, Daniel Almeida, Mayra Dias, Wanderley Monteiro
PSC - Alessandra Campelo, Dr. Gomes, Comandante Dan
PL - Debora Menezes, Delegado Péricles e Cabo Maciel
REPUBLICANOS - João Luiz e Mayara Pinheiro, esta última, apesar de estar no partido que apoiou Wilson Lima, decidiu fazer campanha sem se associar ao candidato.
PATRIOTA - Felipe Souza
Braga e Amazonino
Na coligação de Eduardo Braga, formada por MDB, PSD e pela Federação PT, PCdoB e PV, foram eleitos Cristiano Dangelo (MDB), Sinésio Campos (PT) e Carlinhos Bessa, esse último decidiu fazer campanha sem se associar a Braga.
A coligação de Amazonino, formada pela Federação PSDB e Cidadania, elegeu apenas Wilker Barreto (Cidadania).
Rozenha do PMB, foi eleito e apoiou o ex-governador durante a campanha eleitoral, apesar do partido não ter feito parte da coligação de Amazonino.
Veja também
ASSUNTOS: Eleições 2022