USP oferece cursos gratuitos e online na área de humanidades

Por Portal do Holanda

28/07/2021 16h27 — em Educação

Foto: Pixabay

A Universidade de São Paulo (USP) abriu hoje (27) inscrições para os cursos de inverno online na área de humanidades. Serão 66 cursos, com 4.985 vagas, organizados pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da universidade. A oportunidade é gratuita e aberta ao público maior de 18 anos, não precisando ser aluno da USP.

As vagas são limitadas e as inscrições serão realizadas por sorteio, independentemente da ordem de inscrição. Os 66 cursos foram divididos em cinco grupos e as datas para inscrição variam de acordo com esses grupos, de hoje até 5 de agosto.

Os cursos estão divididos em quatro grupos temáticos, sendo “Estudos filosóficos, históricos e geográficos”, “Estudos linguísticos e de tradução”, “Estudos literários” e “Estudos de antropologia, política e sociedade”. Os temas são relacionados às linhas de pesquisas estudadas nos 23 programas de pós-graduação da faculdade. 

Entre os assuntos abordados nos cursos, estão crise política, direitos humanos, economia, LGBTQIA+, moda, movimentos sociais, música, racismo, sexualidade. Além disso, os interessados poderão estudar sobre obras e autores da literatura africana, alemã, brasileira, indígena, infantil e juvenil, japonesa, latino-americana, russa, entre outras.

As inscrições para participar do sorteio devem ser feitas pelo site do Sistema Apolo, onde o interessado deverá selecionar a unidade “Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (São Paulo)”. Com isso, aparecerão os cursos disponíveis para inscrição naquela data específica. 

A universidade recomenda que o processo de inscrição seja feito pelo computador, porque alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no sistema. Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação, apenas esperar o contato dos ministrantes dos cursos por e-mail. 

As aulas começam a partir de 10 de agosto, de acordo com o curso escolhido, e os alunos que tiverem 75% de frequência mínima receberão certificados de conclusão.

Agência Brasil


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Educação