Ministério da Educação oferece mestrado em Química e Filosofia

Por Portal do Holanda

20/08/2021 16h07 — em Educação

Foto: Pixabay

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou mestrado para graduados das área de Química e Filosofia. Confira:

Química

O novo edital do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (Profqui), com 244 vagas para professores graduados na área e atuantes na disciplina. Até 30% dos selecionados receberão bolsa da Capes. As inscrições estarão abertas de 1º de setembro a 30 de outubro e deverão ser feitas por meio no site do Profqui.

O Profqui é um dos Programas de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (Proeb), da Capes. A iniciativa, coordenada pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) oferece formação continuada, qualificada e atualizada em Química para professores da educação básica. O curso é semipresencial e tem oferta simultânea nacional, com a participação de outras 17 instituições de ensino superior.

Filosofia

Estão abertas até 27 de setembro as inscrições para o Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo). O edital traz 199 vagas para professores da educação básica atuantes na disciplina, com preferência para a rede pública de ensino. Serão distribuídas bolsas da CAPES para até 30% dos selecionados. 

A seleção é para o período de 2022 a 2024. O curso é predominantemente presencial e tem duração média de dois anos (30 meses, no máximo). O início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2022. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) coordena o Programa, que é ofertado na própria instituição e em outras 15 universidades.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Educação