MEC determina retorno das aulas presenciais em universidades federais

Por Portal do Holanda

02/12/2020 9h04 — em Educação

Atividades devem obedecer as medidas de biosseguranças instituídas pelo órgãoFoto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) determinou a retomada das aulas presenciais em universidades federais em janeiro de 2021. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (1).

De acordo com a portaria  nº 1.030, as atividades devem obedecer as medidas de biosseguranças instituídas pelo órgão, e os recursos digitais de ensino à distância poderão ser utilizados para integralização de carga horária das atividades pedagógicas.

A mesma regra se aplica às unidades de ensino que tiveram as atividades presenciais suspensas por determinação governamental.

O MEC também atribui às instituições de ensino "a definição dos componentes curriculares que utilizarão os recursos educacionais digitais, a disponibilização de recursos aos alunos que permitam o acompanhamento das atividades letivas ofertadas e a realização de avaliações".

No caso de estágio ou práticas que exigem laboratórios especializados, "a aplicação da excepcionalidade de que trata o caput deve obedecer às Diretrizes Nacionais Curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação - CNE", acrescenta a portaria.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Educação