Alunos do ensino médio poderão fazer Enem de forma seriada

Por EBC / Portal do Holanda

16/11/2020 16h33 — em Educação

Foto: Reprodução

Alunos do Ensino Médio começarão a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  já na 1ª Série. Ou seja, sem precisar esperar até a conclusão do ensino básico para se realizar as provas. O Enem Seriado, como é chamado, será mais uma opção para quem quer ingressar na universidade.

A modalidade tradicional do Enem vai continuar sendo realizada. Os alunos poderão optar por fazer as provas de forma seriada ou uma única avaliação ao final do Ensino Médio; ou ainda até fazer as provas nas duas modalidades.

As provas seriadas serão aplicadas nas próprias escolas; e em formato digital. No 1º ano, serão avaliados conhecimentos nas disciplinas de português e matemática. As notas obtidas só poderão ser utilizadas para tentar uma vaga em universidade em 2024.

O coordenador-geral de Exames para Certificação do INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Eduardo Carvalho, explica a novidade.

Segundo Eduardo, o formato das questões também vai mudar.

Além de avaliar os alunos, o Enem Seriado também vai servir para analisar a atuação das escolas do Ensino Médio. Isso porque o Ministério da Educação vai divulgar as notas das instituições de ensino para que elas saibam os seus desempenhos, assim como já ocorre no SAEB-- Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Educação