WhatsApp libera chamada de voz e vídeo pelo computador

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

04/03/2021 15h05 — em Economia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (4) que usuários do aplicativo poderão realizar chamadas de voz e vídeo pelo desktop. A disponibilidade do recurso casa com o avanço do trabalho remoto, já que muitas pessoas utilizam computadores para reuniões online e assuntos corporativos.

O aplicativo do Facebook afirmou que "observou um aumento significativo no número de chamadas", frequentemente para ligações de longa duração. A pandemia fortaleceu o mercado de serviços de conversa por vídeo, impulsionando ferramentas como Zoom e Meet, do Google.

A janela das chamadas de vídeo está configurada para ficar sempre em primeiro plano em relação às outras janelas na tela do computador e poderá ser adaptada para modo retrato ou paisagem.

As chamadas de voz e vídeo seguirão o padrão de criptografia de ponta a ponta do WhatsApp, o significa que as chamadas não poderão ser ouvidas por quem não estiver na conversa.

O recurso está disponível apenas para chamadas individuais no aplicativo para computador (Windows e Mac). A empresa planeja liberar a ferramenta para conversas em grupo futuramente.

*

COMO FAZER CHAMADAS DE VOZ E VÍDEO PELO COMPUTADOR

- Para realizar chamadas, é preciso fazer o download do aplicativo do WhatsApp para computador. Ele está disponível na página https://www.whatsapp.com/download/

- É necessário ter versões iguais ou posteriores a: Windows 10 versão 1903 e macOS 10.13

- Alto-falantes, microfone e câmera devem estar habilitados para chamadas de vídeo

- Para garantir a chamada, é preciso ter o computador e também o celular do WhatsApp conectados à internet

- Permitir que o WhatsApp acesse o microfone e a câmera do seu computador

- As chamadas podem ser feitas do computador de uma pessoa para o celular de outra e vice-versa (desde que o usuário que receba pelo desktop tenha o aplicativo baixado)

- Por enquanto, não é possível realizar chamadas em grupo, apenas individuais

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Economia