Justiça americana estende prazo para Latam apresentar plano de reorganização

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

23/09/2021 15h06 — em Economia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Tribunal do Distrito Sul de Nova York aprovou nesta quinta (23) o pedido de extensão do prazo de exclusividade para que a Latam Airlines apresente seu plano de reorganização até 15 de outubro, segundo anúncio feito pela empresa.

O pedido havia sido protocolado pela companhia no dia 9 de setembro.

Em maio de 2020, após o início da pandemia, a Latam recorreu ao chamado Capítulo 11 da lei de falências dos Estados Unidos, que concede prazo para que as empresas se reorganizem financeiramente.

A medida permite que uma companhia sem condições de pagar suas dívidas inicie uma reestruturação e apresente um plano aos credores sem pressões externas como a da Azul, que diz ter interesse em fazer uma proposta de aquisição da concorrente, mas a Latam resiste.

Esta foi a quarta vez que a Latam pediu prorrogação.

Com o processo, as afiliadas da empresa no Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Peru e Brasil vão poder redimensionar suas operações e reorganizar seus balanços financeiros para o pós-pandemia, diz a Latam.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Economia