Início Economia Inflação acelera em maio, mas em doze meses tem menor taxa em dez anos
Economia

Inflação acelera em maio, mas em doze meses tem menor taxa em dez anos

RIO - Com o fim do desconto nas contas de energia elétrica, aplicado em abril, a inflação oficial medida pelo IBGE, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acelerou em maio em relação ao mês anterior, depois de três quedas seguidas nessa comparação. A alta foi de 0,31%. Em abril, tinha crescido apenas 0,14% em relação a março. No acumulado em 12 meses, no entanto, o índice desacelerou mais, para 3,60%, a menor taxa em doze meses desde maio de 2007, nessa comparação.

A mediana das previsões de analistas consultados pela Bloomberg apontava alta de 0,47% na margem e de 3,76% em 12 meses.

A queda de 6,39% no item energia elétrica em abril foi influenciada por descontos aplicados sobre as contas, por decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de modo a compensar os consumidores pela cobrança indevida, em 2016, do chamado Encargo de Energia de Reserva (EER) destinado a remunerar a usina de Angra III. em maio, no entanto, esse desconto já não existiu mais.

A perspectiva de economistas para a inflação neste ano permaneceu em trajetória de queda na pesquisa Focus divulgada há quatro dias pelo Banco Central (BC). A expectativa é que índice agora fique em 3,90%, ante 3,95% na semana anterior. Para 2018 a projeção se manteve em 4,4%. A meta do Banco Central para a inflação é de 4,5% ao ano. O índice vem estourando desde 2010.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?