Compartilhe este texto

Hammack afirma que taxa de juros do Fed pode permanecer inalterada “por um bom tempo”

Por Reuters

10/02/2026 13h52 — em
Economia



Por Michael S. Derby

10 Fev (Reuters) - A presidente do Federal Reserve de Cleveland, Beth Hammack, disse nesta terça-feira que o banco central dos Estados Unidos não tem urgência em alterar a configuração da taxa de juros este ano, em meio a uma perspectiva “cautelosamente otimista” para a atividade econômica.

Dadas as perspectivas prováveis, “podemos ficar em espera por um bom tempo” no que diz respeito à definição da faixa da taxa de juros, disse Hammack no texto de um discurso preparado para a Ohio Bankers League, em Columbus, Ohio.

“Acredito que estamos em uma boa posição para manter a taxa de juros neste nível e ver como as coisas se desenrolam”, com a política monetária provavelmente em uma configuração que não restringe nem impulsiona a atividade econômica, disse ela.

“Em vez de tentar ajustar a taxa de juros, prefiro pecar pela paciência enquanto avaliamos o impacto das recentes reduções e monitoramos o desempenho da economia”, disse Hammack, acrescentando que “uma taxa de juros estável refletiria desenvolvimentos econômicos positivos”.

Hammack, que tem direito a voto no Comitê Federal de Mercado Aberto, responsável pela definição da taxa de juros, disse que apoiou a decisão do banco central de manter a meta para a taxa de juros entre 3,5% e 3,75% no final de janeiro.

O Fed reduziu os juros em 75 pontos-base no ano passado, buscando impulsionar um mercado de trabalho em desaceleração e, ao mesmo tempo, manter restrições suficientes para levar a inflação de volta à meta de 2%, que vem sendo ultrapassada há anos.

Hammack tem sido cética em relação aos cortes nos juros, dada a dinâmica da inflação. Autoridades do Fed previram cortes para este ano, mas deram poucas orientações sobre o momento certo em comentários recentes.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia