Compartilhe este texto

Georgieva: há riscos significativos de baixa para crescimento dos EUA neste ano

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

24/06/2022 16h31 — em
Economia



Diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva considerou que há "riscos significativos" de baixa para a economia dos Estados Unidos. Para 2023, os riscos à economia americana são "particularmente pronunciados", afirmou ainda, durante entrevista coletiva hoje, após o FMI divulgar avaliação sobre o país, no âmbito do Artigo IV de seu regimento.

Georgieva destacou o quadro inflacionário e disse ser "crucial" controlar a trajetória dos preços, neste momento. "Alguma dor pode ser necessária" nesse processo, admitiu. Segundo ela, em conversas com autoridades, o tema foi discutido. A diretora-gerente do FMI disse que discutiu com a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, meios para conter preços de energia.

Em outro momento da coletiva, ela disse que, no atual contexto global, mesmo uma ajuda "marginal" para reduzir a inflação é algo bem-vindo. Georgieva ainda alertou para o risco de que a situação global de alimentos possa "piorar", no próximo ano.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia