BRASÍLIA - Às vésperas da greve nacional, o Ministério da Justiça mobilizou a Força Nacional de Segurança Pública para proteger o prédio do órgão, na Esplanada dos Ministérios. A tropa poderá intervir no entorno de outros edifícios federais, caso haja solicitação de ministros, segundo a pasta.
O emprego dos homens numa área maior, de competência das forças locais de segurança, depende de um pedido formal de reforço do governo do Distrito Federal. A assessoria do governador Rodrigo Rollemberg informou que não fez qualquer solicitação em função de ter um esquema próprio e suficiente para atuar nos protestos.
Cerca de 200 homens da Força estão mobilizados, segundo fonte com acesso à operação. O Ministério da Justiça não divulgou o tamanho da tropa destacada. Uma quantidade menor de agentes se reveza em torno do prédio há alguns dias. Primeiro em virtude de uma greve de vigilantes no DF já finalizada e, desde terça-feira, em razão dos protestos de indígenas. Nesta quinta-feira, o contingente foi reforçado.
Os homens mobilizados fazem parte da turma de policiais em formação na Academia Nacional de Polícia, no Distrito Federal, para integrar a Força Nacional. A atuação tem sido considerada uma espécie de exercício prático do treinamento recebido no curso.
Uma foto com agentes manuseando equipamentos, entre eles embalagens de gás, em um estacionamento da Esplanada viralizou nesta quita-feira nas redes sociais. O Ministério da Justiça disse não poder confirmar se a imagem foi feita hoje, mas afirmou que houve treinamento naqueles moldes. Os equipamentos que aparecem na foto, segundo a assessoria da pasta, são de proteção individual usados pelos agentes.
Indígenas que estão acampados nos arredores do Teatro Nacional, em Brasília, voltaram a se manifestar nesta quinta-feira. Está marcada para amanhã uma greve geral, com protestos por todo o país. O governo do DF apresentou o esquema de segurança que será usado na capital federal, com monitoramento a partir no Centro Integrado de Comando e Controle Regional feito por autoridades distritais e federais.

