Compartilhe este texto

Economia do Reino Unido cresce 0,1% no quarto trimestre em meio a incertezas sobre orçamento

Por Reuters

12/02/2026 6h18 — em
Economia



Por Andy Bruce e William Schomberg

MANCHESTER, 12 Fev (Reuters) - A economia britânica cresceu muito pouco no último trimestre de 2025, com a atividade econômica apresentando um desempenho pior do que o inicialmente estimado durante a preparação do orçamento da ministra das Finanças, Rachel Reeves, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira.

O Produto Interno Bruto cresceu 0,1% no período de outubro a dezembro, o mesmo ritmo lento do terceiro trimestre, informou o Escritório Nacional de Estatísticas.

Economistas consultados pela Reuters, bem como o Banco da Inglaterra, previam uma expansão de 0,2% no quarto trimestre em comparação com os três meses anteriores.

O período foi marcado por especulações desenfreadas sobre aumentos de impostos antes do orçamento de Reeves em 26 de novembro. Alguns dados mais recentes sugeriram que a incerteza diminuiu para consumidores e empresas.

“Analisando várias pesquisas, houve alguns sinais preliminares de que o sentimento mudou e começou a melhorar após o orçamento do ano passado, o que pode ajudar a impulsionar a atividade este ano”, disse Luke Bartholomew, vice-economista-chefe da Aberdeen.

“No entanto, a recente incerteza política pode reverter essa melhora no sentimento.”

O primeiro-ministro Keir Starmer teve que lutar para manter seu controle em Downing Street esta semana devido às repercussões do escândalo Jeffrey Epstein.

Os números divulgados nesta quinta-feira reforçaram a razão pela qual os investidores acreditam que é mais provável que o Banco da Inglaterra volte a reduzir a taxa de juros em março.

Os dados mensais do PIB mostraram uma forte revisão em baixa do crescimento.

Os dados sugeriram hesitação por parte das empresas durante o quarto trimestre, uma vez que seus investimentos caíram quase 3% — a maior queda trimestral desde o início de 2021, impulsionada em grande parte pela volatilidade dos investimentos em transporte.

O economista Thomas Pugh, da empresa de consultoria e impostos RSM, disse que a fraqueza geral dos investimentos empresariais sugere que a incerteza orçamentária freou os investimentos e os gastos.

A indústria manufatureira deu o maior impulso à atividade, apesar do fato de que a produção de automóveis ainda estava se recuperando do ataque cibernético de setembro à Jaguar Land Rover, enquanto o setor de serviços permaneceu estável. A produção da construção civil contraiu 2,1%.

Em 2025 como um todo, a economia britânica cresceu uma média anual de 1,3%, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas, em comparação com 0,9% na França, 0,7% na Itália e 0,4% na Alemanha.

(Reportagem de Andy Bruce)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia