Início Economia Comércio ainda está no vermelho no primeiro semestre de 2017, mas registra terceira alta mensal seguida
Economia

Comércio ainda está no vermelho no primeiro semestre de 2017, mas registra terceira alta mensal seguida

RIO - O comércio brasileiro ainda está no vermelho no primeiro semestre de 2017 — é o quinto semestre seguido com taxas negativas —, mas os números do mês e do trimestre mostram algum respiro, segundo os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE, divulgados nesta terça-feira. A queda no primeiro semestre do ano foi de 0,1%, a menor intensidade desde o primeiro semestre de 2015 (-2,1%), e o varejo conquistou em junho a terceira alta seguida, frente ao mês anterior, de 1,2%, além de um crescimento de 2,5% no segundo trimestre — frente ao recuo de 2,7% no primeiro trimestre e acabando com uma sequência de nove taxas negativas.

Entre janeiro e junho, apesar da variação negativa de 0,1%, dois segmentos mostraram alguma reação: móveis e eletrodomésticos (5,9%) e tecidos, vestuário e calçados (5,8%). Outros seis setores tiveram queda: combustíveis e lubrificantes (-3,5%), livros, jornais, revistas e papelaria (-3,6%), equipamento e material para escritório (-2,4%), artigos farmacêuticos (-0,9%) e hiper e supermercados (-0,6%). O desempenho no primeiro semestre foi bem melhor que no segundo semestre de 2016, quando tinha caído 5,6%.

O resultado ainda no terreno negativo destoa do desempenho da indústria, que .

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!