Início Economia Canal Sky News pode sair do ar se for obstáculo à aquisição da Sky pela Fox
Economia

Canal Sky News pode sair do ar se for obstáculo à aquisição da Sky pela Fox

LONDRES - A britânica Sky afirmou que pode fechar o Sky News se o fato de ser dona do canal for um obstáculo à aquisição da empresa pela americana Twenty-First Century Fox, de Rupert Murdoch, em negócio de 11,7 bilhões de libras, ou US$ 15,4 bilhões.

A oferta da Fox para comprar a fatia de 61% da Sky que ainda detém está sendo investigada pelo órgão regulador de mercado britânico, o CMA, na sigla em inglês, que vem examinando em que medida a transação teria um impacto negativo na pluralidade e nos padrões do segmento de mídia no país.

A empresa de Murdoch, a News Corp, também é dona dos jornais “The Times” e “The Sun”, na Inglaterra.

Em um documento enviado ao CMA no mês passado, mas publicado pelo órgão apenas nesta terça-feira, a Sky afirma que “estaria a postos para rever” sua posição “caso a manutenção do Sky News em seu formato atual impeça a fusão e/ou outras oportunidades corporativas disponíveis ao negócio mais amplo da Sky”.

A companhia disse ainda que “o CMA não deveria, em sua avaliação, considerar ‘a continuidade da oferta do Sky News’ e sua contribuição atual para a pluralidade”.

A oferta da Fox pelo controle total da Sky vem sendo freada por uma série de obstáculos, incluindo a investigação em andamento no CMA, além da oposição de políticos.

As ações da Sky caíram 1%, para 930 centavos de libra, depois que a CNBC noticiou que a Fox participou de conversas sobre a venda de ativos na área de produção de filmes e de TV para a Walt Disney, incluindo uma fatia de 39% na Sky, notícia que aumentou as incertezas quanto à concretização do acordo entre Fox e Sky.

Ao ameaçar fechar o Sky News, a companhia levantou a perspectiva de fechar um canal internacional 24 horas e que está no ar há 28 anos, chegando a mais de 107 milhões de domicílios em 138 países.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?