BB Seguridade mostra cautela em previsão para 2026, apesar de otimismo sobre prêmios
SÃO PAULO, 10 Fev (Reuters) - A BB Seguridade tem um panorama otimista para prêmios e em seguro prestamista e agrícola em 2026, assim como enxerga o desempenho da previdência, mas optou por divulgar previsões "cautelosas" ao mercado, algo que poderá rever ao longo do ano a depender da redução das incertezas no setor.
"Estamos bastante otimistas com (seguros) prestamista e agrícola. Em vida, trabalhamos com expectativa de crescimento alinhado com inflação e residencial esperamos crescer até acima do intervalo do 'guidance'", disse o diretor de finanças, Rafael Sperendio, em conferência com analistas e investidores.
Apesar do otimismo, a BB Seguridade traçou estimativas para o ano que incluem queda de 3% a crescimento de 2% nos prêmios emitidos, recuo do resultado operacional não decorrente de juros de 3% a 7% e reservas de previdência avançando 8% a 11%.
Segundo Sperendio, o desempenho depende das linhas vinculadas a crédito e ainda é muito cedo para se estimar o comportamento da originação ao longo do ano e "preferimos adotar postura mais cautelosa e podemos calibrar melhor esse intervalo (de estimativas) ao longo de 2026".
O executivo afirmou que a sinistralidade ainda tem um "componente de incerteza bastante relevante" e que a BB Seguridade assumiu em suas previsões uma piora do indicador ante 2025. Porém, neste início de ano, "não tem piorado nem em severidade, nem em frequência. Está abaixo do que observamos."
Questionado sobre possibilidade de retornos aos acionistas acima de 90% neste ano, o executivo afirmou que "é algo difícil de anteciparmos agora, mas manutenção da média de até 90% é totalmente possível".
(Por Alberto Alerigi Jr.)
ASSUNTOS: Economia