Pelo menos 5 oceanos podem estar escondidos no núcleo da Terra, diz estudo

Por Portal do Holanda

16/07/2021 16h03 — em Curiosidades

Foto: Pixabay

 

A descoberta da possibilidade de existência de fontes de água em terras profundas do planeta, acendem uma luz no fim do túnel dos especialistas que apostam em guerra por esse líquido, num futuro não muito distante.

Pesquisas para descobrir fontes novas desse líquido essencial para a vida no Planeta são contínuas e intensas, isso porque vários países do Oriente Médio, por exemplo, já enfrentam a falta de água potável disponível.

Um novo estudo indica que há mais água dentro do planeta, escondida no núcleo, que pode abrigar o equivalente a cinco oceanos no seu interior, explicou Yungo Li, da Faculdade de Matemática e Física da University College London, em notícia publicada em maio deste ano na revista Nature Geoscience, dos EUA.

O estudo pode revolucionar o que sabemos sobre a quantidade de água que a Terra abriga e as suas origens, destacou ele. “Nosso estudo indica que o núcleo é a maior reserva de água da Terra'', disse Li, explicando que o líquido estaria presente nos átomos do soluto, “diluído” no ferro derretido no núcleo.

Outra pesquisa, denominada The Earth’s Hiddem Ocean, informa que uma análise das ondas sísmicas que passam através da terra profunda parece confirmar o que já foi sugerido por experiências de laboratório, da existência de um oceano de água preso a 400 milhas abaixo da superfície.

JUSTIFICATIVAS

A explicação para a presença da água nas camadas mais profundas da Terra não é conclusiva, mas especulações indicam que ela viria da colisão entre cometas e asteroides, que têm o líquido em sua constituição, com nosso planeta.

Há muito tempo levanta-se suspeita da existência de água nesses espaços pelo fato de se ter na composição da água isótopos de hidrogênio, o que indica a possibilidade dela ter ficado retida nas pedras que compunham o material que deu origem ao planeta bilhões atrás.

De qualquer forma, os cientistas observam que não se deve esperar ver um oceano tal qual o conhecemos. A notícia divulgada no jornal norte-americano informa que “Qualquer viajante para o centro da Terra pode deixar o traje de mergulho para trás. A água não é líquida, mas sim ligada a minerais que existem nas pressões extremas encontradas em tais profundidades.”


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Curiosidades