Menores países do mundo estão na Europa
Existem alguns países cuja característica é serem micros, ou seja, ter uma área mínima que em tese não seria de um país. A maioria desses micros países localiza-se na Europa, Oceano Pacífico e Caribe, sendo o menor o Vaticano, criado em 1929, após o Tratado de Latrão com a Itália.
O Vaticano ocupa apenas 0,44 quilômetros quadrados e somente 826 habitantes está na cidade de Roma, sendo alvo de atração turística de milhares de pessoas a cada ano, inclusive de não católicos, pois abriga museus com antigas esculturas famosas como o conhecido “Grupo Laocoonte”, assim como os afrescos de Rafael e a Capela Sistina, famosa pelo teto pintado pelo gênio Michelangelo.
O Vaticano é ainda menor que alguns dos menores municípios brasileiros, como Santa Cruz de Minas, situado na região Sudeste, no Estado de Minas Gerais, com 3,565 quilômetros quadrados e o município de Madre de Deus, no Estado da Bahia, região Nordeste, com 11,141 quilômetros quadrados.
Foi com o acordo entre a Santa Sé e então governo de Benito Mussolini, que foi reconhecida a independência e a soberania do Vaticano e assim criada a regulamentação das relações civis e religiosas entre a Igreja e a Itália.
O segundo menor país é o Principado de Mônaco, com 2 quilômetros quadrados e 33 mil habitantes, situado na zona costeira da França. Este principado existe desde 1297, quando se separou da República de Gênova, tornando-se um dos Estados nacionais mais antigos da Europa.
É bastante conhecido pelos cassinos de luxo e pela realização do grande prêmio de Fórmula 1, que ocorre nas ruas da cidade, uma vez por ano.
SAN MARINO
Outro micro país da Europa é San Marino, cercado por uma região montanhosa na região centro-norte da Itália, com 61,2 quilômetros quadrados e tem a capital com o mesmo nome.
Este país está entre as repúblicas mais antigas do mundo e mantém boa parte da sua arquitetura histórica, motivo de atração turística. A capital localiza-se na encosta do Monte Titano e é conhecida por sua antiga cidade medieval fortificada e pelas estreitas ruas de paralelepípedos de construção secular.
Um dos mais famosos pontos turísticos, As Três Torres, são cidades que parecem castelos e datam do século XI, situadas no alto dos picos do Monte Titano, localizado nas proximidades.
ASSUNTOS: Curiosidades